domingo, 3 de abril de 2011

A qualidade do Ensino em Xeque Mate

Segundo Elba de Sá Barreto, da Faculdade de educação da USP. "O ciclo trouxe problemas, não resolveu todos, mas acima de tudo fez que perdêssemos a inocência. Não dá mais para tolerar a multirrepetência nas séries iniciais". Mauad, Patida & Marietto, Odete. Revista Nova Escola, Edição 160, Março de 2003, Editora Abril, São Paulo , P. 39.
De acordo com Vitor Paro da USP, acrescenta: "Ruim não é ficar na escola, é não aprender. Quando se criticam os ciclos argumentando que é preciso evitar que o jovem passe deano sem saber, apresenta-se um dos mais importantes argumentos em favor dos ciclos. A culpa pela repetência não é do aluno, mas da escola que não ensinou". Idem, P.39.

Um breve histórico extraído da Revista Nova Escola para professores de Março de 2003, edição nº 160, p.40; "O primeiro grupo escolar foi construído em São Paulo em 1893, conforme o modelo criado na Inglaterra em 1870. Ele instituia a idéia de série e a classificação das turmas - e foi fortermente atacado pelos mestres da época. Afinal, a autoridade saía do professor (então plenipotenciário) para a escola, surgia a figura do diretor e o trabalho docente passava a ser fiscalizado e sistematizado.
De acordo com Rosa Fátima de Souza, em sua tese Templos de Civilização, defendida na Faculdade de Educação da USP, revela que "A escola primária foi (re)inventada: novas finalidades, outra concepção educacional e organizaçãoi de ensino".  
Share

0 comentários:

Postar um comentário